terça-feira, 3 de setembro de 2013

FD - 04

Domingo passado, dia 01 de setembro, o blog foi em peso (se bem que "menas" pesados que antes) ao autódromo de Interlagos participar do evento Le Mans Series. A corrida de seis horas de duração trazida para cá pelo empreendedor Emersão Fintinpaldi (como diria seu Homero).
A corrida não se resume em uma corrida. Explicando melhor: existem vários eventos que correm paralelos e o público pode circular pelo miolo do autódromo para ver diversas atrações.
A corrida em si, ao contrário do que a gente pensa, tem emoções o tempo todo. 
É certo que na principal categoria correram apenas quatro carros. Em verdade três com chances de vitória. Um dos Toyotas era particular e sem força para acompanhar os fantásticos carros da Audi.
Devido a motorização (mezzo explosão, mezzo elétrico) esses carros quase não fazem ruído. São silenciosos e velozes. 
O outro carro da Toyota era de fábrica e levou uma pimba logo de saída de um carro de categoria inferior que, afobado foi dar passagem sem perceber que o Toyota já estava do seu lado. Com o abandono do Toyota oficial os carros da Audi até fizeram graça como o número dois que deu uma volta inteira com o pneu preso na carenagem, depois de soltar do eixo. 
Enfim, no passeio que fizemos encontramos uma raridade que foi recentemente restaurada. 
Um Copersucar FD-04 que os pilotos da Equipe Copersucar utilizaram nos campeonatos 1976/1977. Nem eu era nascido.
Para a época tem um desenho arrojado mas, não andou muito. Chegou em quarto lugar na Argentina e Brasil e um quinto nos Estados Unidos. Tudo em 1977.
Enfim, o que importa é o fato de estarmos ali bem do lado de um carro histórico usado por um piloto fantástico. Fiz até um toc-toc na asa dianteira para testar a resistência.

o carro em plena forma

notem o apêndice aerodinâmico no bico. Foi feito no fundo da garagem


detalhe notado pelo chefe do blog. Vejam a mola (no corpo do carro) que prende a asa dianteira. Última palavra em tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário