sábado, 28 de maio de 2011

Pancadas análogas

No momento em que vi o acidente de Sergio Perez, aqui mesmo no blog - pois é, não vi o treino ao vivo por conta de compromissos pedagógicos -, imediatamente me lembrei do acidente muito parecido de Karl Wendlinger, austríaco, em 1994.
O GP de Mônaco de 1994 foi a primeira corrida após as tragédias de Ímola, que vitimaram Roland Ratzenberger, também austríaco, e Ayrton Senna. O clima ainda estava "pesado" e o acidente de Wendlinger aconteceu, justamente, durante os treinos da sexta-feira, o que contribuiu para outro final de semana extremamente tenso no circo da F-1.
Wendlinger ficou em estado de coma por algumas semanas e sua participação na F-1 foi absolutamente comprometida. Voltou às pistas em 1995 com algumas fracas performances e foi o fim de uma carreira muito promissora.
O que talvez explique a maior gravidade do acidente de Wendlinger - se é que há maior gravidade, já que as informações sobre o estado de saúde de Perez ainda são poucas - é a maior preocupação com a proteção da cabeça e pescoço do piloto. Hoje, há a proteção lateral, para evitar choques e grandes "chacoalhões". Além disso, há também o HANS, que contribui muito para diminuição da movimentação da cabeça para frente em caso de bruscas desacelerações.
A título de comparação, seguem as imagens da batida de Wendlinger, esperando, ao mesmo tempo, boas notícias a respeito de Sergio Perez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário