segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A estrada entre Francorchamps, Malmedy e Stavelot

No próximo domingo, ocorrerá o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula-1. Para mim, um dos eventos mais esperados do ano.
Originalmente, a pista tinha praticamente 15 km, percorridos em velocidades altíssimas. Esse percurso recebeu corridas de 1924 a 1939. Após a guerra, as corridas voltaram ao circuito, agora um pouco modificado, mas ainda enorme para os padrões atuais: 14,120 km.
A partir de 1979, contudo, a pista foi encurtada, e tal traçado abriga, praticamente intacto, as corridas de Fórmula-1 na Bélgica até hoje.
O moderno Spa-Francorchamps ainda é bem maior que a maioria das pistas, com aproximadamente 7 km por volta. Monza, por exemplo, que também é um dos maiores, tem 5,7 km. A pista, apesar de ter metade da distância dos tempos áureos, conserva grandes desafios para carros e pilotos, como os trechos da Eau Rouge e de Blanchimont.
Vencer em Spa-Francorchamps é uma honra que nem todos os pilotos, ainda que campeões, conseguem. A Prima Donna Fernando Alonso, por exemplo, ainda não venceu em terras belgas na Fórmula-1. Dos pilotos em atividade, apenas Kimi Raikkönen, especialista no circuito, e Felipe Massa venceram o GP da Bélgica. Raikkönen, aliás, já venceu 3 vezes por lá em seqüência, e se tivesse vencido no ano passado, como quase o fez, teria igualado Ayrton Senna, que venceu o GP consecutivamente entre 1988 e 1991. O maior vencedor do GP, contudo, é Michael Schumacher, com 6 vitórias no bolso; Senna vem logo depois com 5; Jim Clark tem 4 triunfos.
Para finalizar, vejam o vídeo abaixo: fantástica filmagem feita para o não menos fantástico filme Grand Prix, do diretor John Frankemheimer. O filme tem as melhores tomadas onboard que já vi, feitas usando técnicas interessantíssimas. Frankernheimer, inclusive, fez com que os atores aprendessem a pilotar, para que as tomadas fossem as mais reais possíveis. Eles não dirigiram carros de Fórmula-1, mas de Fórmula-3; há, também, tomadas feitas durante as corridas, o que confere ao filme um realismo fora do comum.
As imagens abaixo foram feitas durante o GP de 1966, no traçado de 14,120 km, e na segunda-feira seguinte ao GP, que foi vencido por John Surtees, da Ferrari. Realmente choveu durante as filmagens, e algumas das rodadas que se vêem foram protagonizadas pelos atores/pilotos.
Impressiona ver a proximidade com que os carros passam em relação às casas. Eram os padrões de segurança de outros tempos...
Sem mais palavras, aproveitem o vídeo! E aproveitemos a corrida no domingo.


3 comentários:

  1. É mano!
    Belíssimo "sinal verde".
    Comparado a este post os meus são bosts.
    Parabéns, Renato!

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  2. Imagine! Só meia dúzia de palavras desajustadas.. bom mesmo é o filme.
    Nada paga a irreverência dos seus "bosts"!

    Aliás, boa lembrança a do "Sinal Verde". O Reginaldo Leme bem que poderia largar mão de ser preguiçoso.. hehe

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  3. Direto do coração de pai para filho ou será que é de filho para pai ... haja seda pra rasgar (que lindo)

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