terça-feira, 28 de março de 2017

MAIS DA AUSTRÁLIA

- Ainda é cedo para dizer que mamã Ferrari levantou a saia e correrá mais que dona Mercedes e sua empáfia. Houve um evidente erro de estratégia na parada de Hamiltão. E, por incrível que pareça, bem aproveitado pela mamã. Vamos esperar mais umas quatro corridas.

- Mesmo porque Vodkanem decepcionou. Só deu uma acelerada quando o fraldento Mad Max tentou alguma coisa. Não sabemos se ele (Kiwi) ainda não voltou das férias ou se Vetor voltou babando.

- Por falar nisso, não tivemos aquelas imagens de antes da largada (houve até uma largada abortada com culpa do estagiário, segundo a direção da prova) mostrando caras e bocas dos chefões. Obrigado por essa.

- No final da corrida fomos poupados das caras e bocas do Aquivábene. Obrigado de novo.

- Os Toro Seniores foram a grande decepção. Adoram ferrar Ricardão. Não sei se os carros são sofisticados demais ou se as equipes são despreparadas demais. Explico: Ricardão deu uma bundada no gradil no sábado. Nada sério, aparentemente. Resolveram trocar o câmbio do carro. No domingo Ricardão fica parado na volta de apresentação. Saiu, dos boxes, séculos atrás de qualquer coisa. Seu carro pifou estranhamente no meio da corrida. Pelo que vimos não foi problemas de câmbio. Má que porra? Será que os caras do bar Sênior não fizeram alguma defecada? Tipo trocar o câmbio e ligar a parafuseta na rebimboca? 

- Outra coisa: já deu essa puxação de saco em relação ao espanhol mimiquento Mimadon.
Toda transmissão, até de fliperama, todo mundo berra que o cara é gênio sem a lâmpada (que seria o carro). "Esse á bão!", "que lástima não ter carro". "tira leite de pedra".
E os chiliques do cara ocupam espaço em demasia. É extremamente indelicado com a equipe em suas declarações. Ora, pega o boné, o enorme patrocínio que carrega e vai pra p....

- Lembrando. Um que é bom e não tem carro faz tempo é Romã da Granja. Um ex maluco de primeira volta. A Rás não tem freio. Vive deixando os meninos na mão. Sem falar nos outros problemas de uma equipe que chegou chegando e até agora nada. Mas, não se fala que Romã poderia mostrar mais serviço se o carro correspondesse. Agora, Mimadon....

- Sim ele (Mimadon) tem o patrocínio pessoal daquele banco com logotipo em forma de bosta. Mesmo que não apareça na carenagem do carro, a ligação continua.

- Todos dizem que a abertura foi chata e os novos carros não permitem ultrapassagens pelo downforce  com mais ação devido ao novo regulamento. Acompanho a F-1 desde a década de 60 (carai!). Houve um tempo em que os carros eram os chamados "carros asa" com efeito solo. Não lembro dos pilotos reclamando (não com tanta intensidade) que é "impossível ultrapassar" devido ao arrasto dos carros. 
Bão, como diz o Luizão "campeões fazem o impossível." Acabei de lançar a frase.

Como diz a legenda Niki Lauda e a Brabham BT-48 em 1979. Isso era downforce


- Bom, encerrando por hoje e lembrando a frase infeliz de Lauda sobre os carros rosa da Força Aí Índia, "poderiam ser carro madrinha da parada gay", os novos carros são mais bonitos e com cores mais chamativas (F-1 também é visual). 


Um comentário:

  1. Acho que a questão com o downforce é que, nos tempos do efeito solo, o que contava era o ar que passava debaixo do carro. Hoje, este ar é importante, mas nem tanto, já que há grande limitação em relação à altura do carro em relação ao solo, tem aquela porra daquela placa embaixo... aí, o que sobre atrás é só turbulência mesmo.
    Outra coisa é que a F-1 dos anos 80 é meio idealizada: não tinha lá tanta disputa e ultrapassagem como a gente gosta de lembrar. Talvez o período entre 85 e 91 tenha sido interessante. Mas, ora, já entre 1984 e 1991 a McLaren só perdeu um título... equilíbrio distante, como diria Renato Russo.

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