quinta-feira, 25 de outubro de 2018

RODA FURADA

Não. Não se trata de pneu furado. Sim, de roda.

Observem a foto


As rodas do carro Mercedes tem, digamos, excesso de furos. Estes estão tapados com silicone.
Obra de arte?
Nada disso. Medim de um protesto de mamã Ferrari que levaria à desclassificação dos carros em Austin.

Resumindo: os carros mercedianos sofrem com calor excessivo nos pneus traseiros. Esta solução, consistente em furos extras, trariam maior refrigeração resolvendo a questão.

Vários fatores levaram ao enchimento dos furos com silicone.
Os Toro Seniores já usaram essa técnica em 2012. Só que foram proibidos porque "caracterizavam (os furos) elementos móveis com influência aerodinâmica". Puta que los pariu. Preciso de um curso de engenharia avançada em buracos móveis. 
Enfim, mamã Ferrari notou semelhanças nos buracos e botou a boca no trombone (como diziam nos tempos de minha avó).
Para evitar maiores danos os mercedianos taparam os buracos com silicone. E, sofreram com calor nos pneus traseiros que gerou bolhas. A corrida transcorreu do jeito que vimos. 

Pelo que entendi o remelexo dos italianos foi gerado pela "desconfiança" dos lemães em relação ao  pum atômico de mamã Ferrari. O cheiro do pum resultava numa inflação do "sistema de recuperação de energia cinética" que disponibilizava mais cavalos que o permitido. A FIA (da puta) resolveu instalar um sensor mais sensível (ai!) fodendo (a palavra mais exata) a festa italiana uma vez que seus carros não mais fizeram bonito nas retas da vida.  Que aí revidou mirando os furos de dona Mercedes, que tapou os furos e por aí vai.

Ou seja, não basta sentar na frente da TV em dia de corrida e curtir provas em que pilotos tentam ser mais rápidos que outros em seus carros dentro de um regulamento cheio de artigos indecifráveis sedentos para serem vilipendiados feito a constituição federal. Temos que acompanhar eventos tortuosos como esse. Fico pensando aqui no meu cantinho: se os carros não fossem tão complexos e com detalhes tão no limite, vamos assim dizer, do regulamento será que seriam esses os pilotos protagonistas?

Melhor não pensar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário