segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Que sorte a minha...


Momento 1:

Estava em casa no sábado à tarde e resolvi ouvir o lendário álbum Abbey road, dos Beatles, como uma espécie de preparação emocional para o show de Paul McCartney do dia seguinte.
Lá pelas alturas de Because, me dei conta de algo curioso: não só as músicas que eu estava ouvindo eram as mesmas que meu pai ouvia quando era moleque, como o suporte material das músicas - o velho disco de vinil, guardado como tesouro há muitos anos - era também o mesmo.
Fiquei ali, olhando o selo girar e a agulha deslizar lentamente sobre a superfície preta, tentando absorver a transcendência daquilo tudo.

Momento 2:

Dentro do estádio, os acordes iniciais de qualquer canção me levavam a um momento diferente da minha vida, uma recordação, uma memória e um sentimento guardado. Interessante notar que, quando nasci, os Beatles já não existiam há pelo menos 15 anos, John Lennon havia falecido há 4. Ainda assim, cresci ouvindo suas músicas e estava ali tendo a oportunidade de ver de perto o compositor de muitas delas, tocando tudo ao vivo com uma vitalidade impressionante - acho que ele terminou o show menos cansado do que eu.
Estou aqui, até agora, tentando absorver a transcendência daquilo tudo.


2 comentários:

  1. Podemos traçar um paralelo com a emoção que senti quando meus pais compraram o primeiro "Long Play" dos Beatles, quando morávamos em sampa.
    Foi o duplo vermelho com as melhores músicas (todas são melhores, mas....)
    Eu ouvia o disco e lembrava da minha infância em Curitiba, ouvindo aqueles cabeludos transviados (com o significado original da expressão) pelo rádio.
    Foi uma emoção muito forte.
    Hoje, o Renato tem a posse dessas relíquias e sei que estão em boas mãos.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai sempre diz que pararam de fazer música em 1992. Não sei a justificativa dessa data, mas eu discorrrrdo. Paul continua compondo com qualidade.
    Claro que uma ajudinha básica do "clever Beatle" ia bem, mas Paulie ainda é sensacional. Especialmente quando faz música inspirado no "amigow John" (como ele mesmo disse), como "Flaming Pie"

    http://www.youtube.com/watch?v=qjnUYgDNo40

    Como disse o Bassoli ainda na fila, Beatles têm uma música pra cada circunstância da vida.

    E o Renatones ficou cantando "I´ve just seen a face" até de madrugada, quando finalmente conseguimos transporte de volta... Aguenta! :D

    ResponderExcluir