sábado, 19 de março de 2016

Nivelando por baixo

Interessante o novo modelo de classificação que iniciou sua vigência neste final de semana, junto ao Novo Código de Processo Civil brasileiro. Interessante, porque mantém o Q1 e Q2 bem ativos, já que quem bobear, cai fora em um minuto e meio. 
No Q3, a coisa fica muito ruim. O cronometro nem tinha parado ainda e o Vettel já estava de calça jeans. E era óbvio que isso aconteceria. Se o cara não vai brigar pela pole position e os pilotos que poderiam ameaçá-lo são eliminados - deixando, portanto, de ser ameaça -, porque ir para pista, arriscar o carro e gastar pneu que pode ajudar na corrida? Fica todo mundo no boxe. 
Agora, para mim, o pior de tudo neste modelo é que ele nivela a categoria por baixo. Todos ficam na pista em função do risco de eliminação, mas toda a atenção do público vai para a ponta de baixo da tabela: "quem é o mais lento? Quem é que vai ser eliminado?". Nem importa quem está na frente e a disputa pelos primeiros lugares. 
No final das contas, é mais uma tentativa artificial de tornar a categoria mais atraente, mas que tem como resultado deixá-la mais distante de sua própria identidade.

ATUALIZANDO: A primeira notícia na capa do Motorsport-Brasil é esta aqui. Não deu certo. 

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