Dentre os carros revolucionários que não funcionaram está o Lotus 56B, mais conhecido como Lotus Turbina.
Colin Chapman teve a ideia em adaptar uma turbina, no caso que equipava helicópteros, quando participava das 500 milhas de Indianapólis (que por sinal, contava pontos durante certo tempo para a F-1) em 1967, e um piloto Parnelli Jones (vulgo João Panela) quase venceu usando um carro empurrado por uma turbina Pratt & Whitney.
Chapman então, levou o conceito para a F-1 e lançou o carro em 1971.
Alguns senões, no entanto. Em Indianapólis o sujeito anda fazendo curvas para a esquerda e pouco uso faz dos freios e marchas. A ideia de uma turbina empurrando um F-1 fez feio. Apesar de não haver marchas a serem trocadas, pelo tipo de câmbio utilizado, os circuitos cheios de curvas e lombadas fizeram com que o carro quebrasse nas duas primeiras corridas que participou. Na Corrida dos Campeões em Brands Hatch e na Holanda em Zandvoort.
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