quarta-feira, 17 de junho de 2009

24 horas de Le Mans

Ocorreram no último final de semana as tradicionais 24 horas de Le Mans. Tantos anos acompanhando automobilismo e foi a primeira vez que pude ver essa magnífica corrida ao vivo. Isso graças ao canal Speed, que transmitiu trechos de mais ou menos três horas e meia da prova em certos interlavos de tempo.
Destaques: dobradinha da Peugeot, com o modelo 908. O trio vencedor foi formado por Marc Genè, Alexander Wurz e David Brabham, todos nomes conhecidos na Formula-1, especialmente o sobrenome de David. O trio que ficou com o segundo lugar foi composto por Sebastien Bourdais, Stephanè Sarrazin e Franck Montagny; Bourdais, como se sabe, é piloto da Toro Rosso na F-1, e os outros dois também tiveram passagens pela categoria.
Dentre os brasileiros, a equipe de Bruno Senna teve problemas desde as primeiras horas da corrida, devido a um acidente sofrido pelo piloto Stephné Ortelli, que danificou bastante o bólido. A equipe de Senna abandonou a competição durante a madrugada.
Já Jaime Melo Jr., da equipe Risi Competizione, conquistou pela segunda vez as 24 horas, ao lado de Mika Salo e Piere Kaffer. Jaime e seus companheiros competiam na categoria GT2, com a Ferrari F430GT.
O piloto já venceu o campeonato FIA GT (2006) e a American Le Mans Series (2007), ambas na GT2, além, é claro, das duas conquitas em Le Mans. Com um currículo tão expressivo, é uma pena não ouvirmos falar mais sobre ele aqui no Brasil. Talvez seja mais rentável falar mal do Barrichello a falar bem do Jaime Melo.
Para finalizar, devo destacar a minha participação nas 24 horas (?!?!). Bobagens à parte, durante a transmissão da prova pelo Speed, enviei um e-mail para os narradores Sérgio Lago e Roberto Figueroa, que foi lido ao vivo, o que me deixou muito feliz. Fiz uma pergunta questionando se haveria alguma espécie de revezamento para que eles pudessem dormir, ou se, simplesmente, não dormiriam. A pergunta até que se fazia pertinente, já que eles estavam narrando a Le Mans, logo em seguida narrariam a Nationwide Series da Nascar, já emendando com o trecho final das 24 horas, tudo isso fora o que eles já haviam narrado durante o dia (por exemplo, as primeiras três horas de Le Mans) e o que ainda narrariam no dia seguinta, também ao vivo. Haja fôlego, voz e espírito esportivo para aguentar com bom humor! A resposta foi simpática, como sempre.
Ficam aqui, então, meus cumprimentos ao Sérgio Lago e ao Roberto Figueroa, sempre presentes na American Le Mans, e que fizeram algo que eu considerava impossível até algum tempo atrás: tornar a Nascar interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário