quarta-feira, 18 de novembro de 2020

PALPITES

 O ser humano adora dar palpite. Entendendo ou não do assunto.

E, palpite traz a lembrança, por exemplo, do começo da loteria esportiva lá nos anos 70. Virou febre. Todo mundo apostava. Lembro que um tio ganhou duas vezes, para desespero de Véio Mero que não ganhava nada. Lembro também dos palpites acerca do sexo do bebê que iria nascer. A mulherada se reunia em rodinhas examinando a situação. Tamanho da barriga (algumas enganavam porque a futura mamãe já era ligeiramente barriguda), se a barriga estava muito para baixo, pontuda, a quantidade de chutes do pentelhinho e etc. Uma vez Véio Mero cortou o barato dizendo que era menino. Sem mais. E, nasceu um menino. Lógico. De saco cheio dos palpites intermináveis ele cravou um "X" qualquer. Mas, dona Alzira ficou com a certeza que o marido tinha um lado vidente.

Na F-1 zilhões dão palpite. Até o blog. Palpite no sentido de chutar. Não uma opinião abalizada. Mesmo ex-pilotos adoram opinar no chute sem conhecimento do ocorrido. Ou seja, palpitam.

Um campeão é Jacques Villeneuve. Canadense campeão de 1997 derrotando Michael Schumacher. Tá certo que em 2018 cravou que Hamilton é melhor que o alemão. Concordamos. Mas, vive polemizando por polemizar.

Bom. Vimos a péssima largada do novo mimadinho da F-1 Max Verstappen lá na Turquia. Por sinal Albon acompanhou o chefe. No fundo ninguém, dos Toro Seniores, vai externar o verdadeiro motivo. O asfalto estava um sabão para todos. Portanto, meu palpite (ah ah) é uma falha de embreagem. Os dois carros saíram mal. E, já havia acontecido antes por falha justamente da embreagem. Mas, para desespero do belga/holandês/marciano vários ex-pilotos sentaram paulada. Até Timo Glock. O sempre presente Villeneuve e quetais.

Verstappen então veio rebater os ditos alegando preliminarmente que não são especialistas. Bola fora. Todos já sentaram num F-1. Certo que, poderiam ponderar alegando desconhecer os reais motivos da lambança na largada.  Disse que o problema foi a asa dianteira ajustada errada. Pera aí. A asa (ou asas) não influem tanto assim numa largada. Lá na frente tudo bem. Mas, exatamente na hora de tacar o pé no acelerador? Não colou.

O grande enrosco para Max foi o fato de ser franco favorito para a vitória. Com a largada ruim cometeu uma série de maldonadices. Só não levou o leitão porcamente assado de dona Gertrudes porque o blog gosta menos do monochato. Penso que, mesmo com a péssima largada, poderia ter vencido. Mas, a pressão não foi bem administrada.

O primeiro gostosão dos Toro Seniores raramente entra em disputa com outros pilotos nos últimos tempos. Não tem carro para enfrentar as Mercedes e tem carro para estar folgadamente na frente dos outros. E, quando tem que dizer a que veio faz o que fez. Ficou uma marca, diria o poeta.


Acima o leitão merecido e não agraciado. Precisava entrar embutido?



Nenhum comentário:

Postar um comentário