quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

NADA A DECLARAR

Nos últimos tempos o blog entrou em hibernação "verãonal".
Nem visitamos a mídia especializada em automobilismo com a frequência habitual.

Mas, aos poucos o urso vai acordando.

E, para constar, um comentário sobre o piloto que adoramos odiar.
Mimadon, o capotado, (foi brincar de Rally Dakar) não é mais embaixador (?) dos Laranjas (McLaren). Não sei o que significa o cargo. Mas, ele aparecia em alguns circuitos fazendo caras e bocas.
Dizem que ele pretende vencer as 500 milhas e completar a tal tríplice coroa para ser o fodão dos fodões. Tá virando obsessão.
De qualquer sorte, se os boatos se confirmarem, vai correr com carro da Andretti. Que vem a ser uma das melhores equipes.

E, lógico, ameaça voltar à F-1. Diz que não é véio para tal. Conta com 38 anos. Noves fora, voltaria em 2021. Penso que nem ele acredita em contrato com equipe grande. Mas, tudo é possível. Numa dessas ele compra a equipe Mercedes......

"I'll be back".




sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

A DECEPÇÃO COM O COMETA

Em 1986 morávamos em Jaboticabal. O assunto dominante era a Copa do Mundo de Futebol no México. Mas, antes todos falavam no famoso cometa Halley. que dá as caras no sistema solar de 75/76 anos. 
O ponto alto da visita em 1986 seria em fevereiro. Quando dominou os céus em 1910 tornou-se um espetáculo. Diziam que sua cauda era carregada de gases tóxicos que dizimariam a vida na terra. Muita gente ganhou dinheiro vendendo máscaras contra gases. Mas, a cauda é inofensiva. Vapor de água e hélio. 

Na época em que ele surgiria no céu os habitantes de Jabotica's promoviam excursões para os pontos sem iluminação para melhor observação. Normalmente em uma das saídas da cidade. O chefe do blog contava com um ano e pouco de idade. Seu entusiasmado pai levou a família inteira em algumas noites.
No entanto, as pessoas olhavam para cima e se perguntavam, "cadê a porra do cometa?"
Muitos estavam munidos de pequenos telescópios, binóculos, máquinas fotográficas e nem assim a observação foi satisfatória.
Os analistas de plantão diziam que a aparição não ficaria devendo àquela do começo do século.

O que não explicaram é que sua posição em relação ao sol não ajudava em nada na magnitude (medida do brilho). 
Mas, não desistimos. De vez em quando lá íamos atrás da escuridão na tentativa de melhor visualização do cometão. Por volta de abril ele estava se despedindo do sistema solar. Uma decepção sem tamanho.

Ele promete voltar em 2061 mas, não vai me pegar. Mesmo porque estarei em outras paragens.

Hello, Halley